Ao vivo Rádio Atual FM
13.4 C
Concórdia

Vacinas da covid-19 chegam a Santa Catarina nesta segunda-feira; imunização inicia na quarta-feira, dia 20

SC – A autorização do uso de duas vacinas contra o coronavírus no Brasil foi o primeiro passo para o início da campanha de vacinação no país. A imunização em Santa Catarina e nos demais estados deve começar na quarta-feira (20), às 10h. Até lá, os esforços vão envolver a distribuição das doses do governo federal até os municípios.
Em São Paulo, um grupo de 112 pessoas já foi imunizado neste domingo (17), incluindo a primeira vacinada do Brasil, a enfermeira Mônica Calazans, e a vacinação deve continuar já nesta segunda-feira. O próximo passo será o início da distribuição das doses da CoronaVac.
Uma cerimônia com os governadores deve ocorrer nesta segunda-feira (18), às 7h, para marcar a entrega simbólica das primeiras doses. O governo de Santa Catarina informou que o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, vai acompanhar o ato, que ocorre no centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).
A partir daí, aviões e caminhões refrigerados vão enviar as doses para o que o Ministério da Saúde chamou de pontos focais nos estados. A pasta afirmou que a operação teria apoio de uma frota de 100 caminhões, além de companhias aéreas e da Força Aérea Brasileira (FAB).
Nessa fase, o transporte terá escolta da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Em SC, governo federal e estadual ainda não informaram onde as doses devem ser entregues. A tendência é que o local seja o almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde, em São José, na Grande Florianópolis.
A partir daí, na segunda e na terça-feira, a missão deve ser a conferência e o repasse das doses do governo do Estado para os municípios de Santa Catarina. Na semana passada, o governo estadual informou que pretende distribuir as vacinas para os municípios em até 24 horas após recebê-las. Nesta fase, a escolta deve ficar a cargo de órgãos de segurança estadual, como a Polícia Militar. Nas regiões mais próximas à Capital, o transporte deve ser feito por rodovia, mas em áreas mais distantes, como o Oeste, aeronaves podem ser usadas no envio das doses. (Diário Catarinense)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta