Ao vivo Rádio Atual FM
17.4 C
Concórdia

Veja quais são as fontes de renda que garantem o financiamento do Primeiro Comando da Capital (PCC) no País

O financiamento da organização provém da prática de delitos, principalmente o tráfico ilícito de entorpecentes, assim como do pagamento de uma espécie de mensalidade para a facção, além da comercialização de produtos nos becos de cidades e a prática de jogos de azar. As atividades realizadas pelo grupo são divididas em setores, cada qual com sua função específica, liderado por um ou mais faccionados:

  1. A) setor da “pura” – responsável pelo fornecimento de drogas;
  2. B) setor do “guarda roupa” – responsável pela guarda de drogas e armas da facção;
  3. C) setor do “livro branco” – responsável pelo cadastro de todos os faccionados;
  4. D) setor do “jogo do bicho”;
  5. E) setor do “jogo milionário”;
  6. F) setor da “rifa”;
  7. G) setor da “tabacaria” – venda de cigarros;
  8. H) setor do “pramil” – venda de medicamento;
  9. I) setor “100%” – comercialização de cocaína;
  10. J) setor do “Bob” – comercialização de maconha.

A movimentação financeira da facção é realizada através de transferências e depósitos de valores em contas correntes mantidas em instituições financeiras, geralmente cadastradas em nome de terceiras pessoas,que servem como “laranjas”. Na maioria das vezes, essas pessoas têm alguma relação familiar com o faccionado.
São utilizadas diversas contas “de passagem”, utilizadas apenas para depósito de valores, muitas vezes de pequena monta, com intuito de pulverizar a arrecadação e movimentação financeira visando não levantar suspeitas. Para tanto, também identificou-se o setor denominado “Caixa do Comando” ou “Caixa da Família”, responsável pelo controle financeiro e pela movimentação bancária dos valores provenientes destas arrecadações. Algumas das contas bancárias utilizadas são locadas pela facção, mediante ao pagamento de uma espécie de aluguel.
Em Santa Catarina, no ano passado, os mandados foram cumpridos em Chapecó; Capinzal; Joinville; Florianópolis; São Pedro De Alcântara; Itajaí; Campo Erê; e São Cristóvão do Sul. Além desses, foram cumpridos mandados também em Foz do Iguaçu/PR; Junqueirópolis/SP; Dourados/MS; Aparecida Do Taboado/MS; Maceió/AL; e Umuarama/PR.
Exclusivo: morador de Concórdia, morador de Irani e dois de Capinzal são apontados pelo Gaeco como integrantes de facção ligada ao PCC
Entenda como funciona a organização criminosa e como é dividido o papel de cada integrante na facção

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta