Ao vivo Rádio Atual FM
13.6 C
Concórdia

Advogado concordiense está entre os alvos de operação do Gaeco

Concórdia – Um advogado concordiense que atua na região está entre os investigados na operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (13/06/2024) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e pelo Grupo Estadual de Enfrentamento a Facções Criminosas (GEFAC). Ele teria sido preso, conforme apurado.

A operação, denominada “BALTHUS”, é um desdobramento das investigações conduzidas pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joaçaba, que começaram há mais de um ano. O GAECO está cumprindo 11 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e três de suspensão cautelar do exercício da advocacia, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Joaçaba.

O nome da operação faz referência a um tipo específico de nó de gravata, o “nó Balthus”. No jargão prisional, “gravata” é o termo utilizado para advogados, refletindo o foco das investigações: advogados suspeitos de abusar de suas prerrogativas profissionais para facilitar a comunicação entre presos, conhecida como “sintonia”.

Esse tipo de comunicação representa um risco para a sociedade, promovendo o crescimento de organizações criminosas. Advogados suspeitos estariam transmitindo informações ilícitas entre presos e para terceiros, mantendo o sistema de comunicação dos criminosos operante.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Joaçaba, Capinzal, Ouro, Água Doce e Piratuba. Dois promotores de justiça, 24 policiais do GAECO e 10 viaturas estão envolvidos na operação, que segue em segredo de justiça para evitar que a publicidade atrapalhe a identificação de outros possíveis envolvidos.

GAECO

O GAECO é uma força-tarefa em Santa Catarina composta pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, com a finalidade de identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas.

GEFAC

O GEFAC é um grupo do Ministério Público especializado em enfrentar facções criminosas e os crimes cometidos por seus integrantes, especialmente em casos de alta complexidade e gravidade.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta