Concórdia – Após uma fiscalização realizada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) em Concórdia, nessa semana, foi constatada a falta de água em vários bairros atendidos pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), o que gerou preocupação e incômodo na população local.
Diante dessa situação a Prefeitura de Concórdia acionou a ARIS. Agora, após averiguação por parte dos técnicos a Casan será obrigada a cumprir uma série de determinações estabelecidas pela Aris, visando regularizar imediatamente o abastecimento do Sistema de Abastecimento de Água.
Entre as medidas exigidas, destacam-se:
1. Regularização imediata do abastecimento do SAA, priorizando a garantia do acesso à água potável para os moradores afetados.
2. Elaboração e divulgação, em até 24 horas, de um cronograma detalhado contendo os horários e os bairros onde ocorrerá a intermitência no abastecimento, até que a situação seja normalizada. Este cronograma deve ser amplamente divulgado nos canais de comunicação da Casan e encaminhado à Aris e à Prefeitura Municipal de Concórdia.
3. Apresentação, em até 48 horas, de um plano de ação detalhado, contemplando as medidas a serem adotadas para garantir a continuidade do abastecimento nos bairros afetados. Esse plano deve incluir estratégias de contingência e investimentos necessários para evitar futuras interrupções no fornecimento de água.
A Casan deverá fornecer informações detalhadas sobre os eventos que culminaram na falta de água no sistema, bem como esclarecer os motivos que têm contribuído para o histórico de desabastecimento no bairro Arvoredo.