Ao vivo Rádio Atual FM
10.8 C
Concórdia

Centro Cultural oficialmente inaugurado pela Prefeitura de Concórdia

Concórdia – O Centro Cultural Concórdia foi inaugurado na noite desta quinta-feira, dia 25. A obra que teve o investimento de R$ 2.405.404,15 na edificação e de R$ 637.702,57 na compra de móveis e equipamentos para equiparação, vai abrigar a Biblioteca Municipal Júlio da Costa Neves, Museu Histórico Hermano Zanoni, espaço Leonardo Boff e um auditório.
No ato de inauguração os talentos locais tiveram destaque especial. As apresentações iniciaram com o hino do município de Concórdia, com os alunos do GEM Parque de Exposições. Em seguida, a Banda Marcial do IFC Campus Concórdia, executou o Hino Nacional Brasileiro. Logo após os atores da oficina de Teatro da Fundação de Cultura, fizeram uma intervenção artística na Biblioteca.
No espaço Leonardo Boff, a professora Flávia Centofante e seus alunos apresentaram lindas canções ao som do piano. O grupo Etnia recepciona os convidados no auditório com um show intimista e muita música popular brasileira. No terraço verde o grupo La Concórdia faz todos dançarem ao som de músicas típicas italianas.
Os fundadores da Biblioteca Municipal Júlio da Costa Neves também recebeu uma homenagem nesta noite tão especial. A primeira bibliotecária, Sara Azambuja Neves, vai participar da homenagem.
O prefeito João Girardi fala da felicidade de estar entregando à comunidade mais uma obra que vai atender a todos concordienses e onde serão realizados muitos eventos importantes. “Estamos oferecendo um espaço bem localizado, para que todos tenham acesso à cultura, tão importante na vida e na formação das pessoas”, comenta Girardi. A arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Urbanismo e Obras, Cristhiele Kuhn Vendruscolo, explica que a obra foi projetada seguindo o conceito de sustentabilidade “Nosso objetivo foi fazer um espaço humanizado, aconchegante e lúdico, fazendo com que o público tenha a oportunidade de interagir com os espaços”, diz Cristhiele.
A programação de inauguração segue na sexta-feira, dia 26, com a cartunista Simone Talin, no espaço Leonardo Boff, no segundo piso, fazendo caricaturas. Também haverá contação de história nos seguintes horários: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 19h. No sábado, dia 27, o Projeto 10 e Meia Cultural acontece no auditório com as apresentações de Nando, Fábio e Neri. À tarde o espaço estará livre para visitação.
Os recursos utilizados na compra de móveis e equipamentos para equiparação do Centro Cultural, aconteceu através do “Projeto Finalização do Centro Cultural Concórdia”, aprovado pelo Ministério da Educação, com recursos patrocinados pela Tractebel, através da Lei Rouanet.
Conheça os espaços que vão funcionar no Centro Cultural:
Biblioteca Júlio da Costa Neves
Biblioteca Pública Municipal, criada no ano de 1963, possui cerca de 26 mil obras e mais de 6 mil leitores cadastrados. A média mensal é de 1.600 atendimentos. Os leitores cadastrados têm acesso ao acervo via sistema web, podendo consultar e renovar as obras. A Biblioteca desenvolve várias atividades ao longo do ano, como a Hora do Conto, que envolve os alunos da Rede Municipal de Ensino.
No primeiro piso estão localizados ainda, a administração Centro e os banheiros públicos.
Museu Histórico Hermano Zanoni
Um acervo histórico com muitos objetos que ajudam a contar um pouco da história dos pioneiros de Concórdia e de como construíram nosso Município, o Museu ainda conta com arquivos de jornais, revistas, fotos e documentos históricos.
Espaço Leonardo Boff
Espaço dedicado à exposição das obras do Teólogo. Boff nasceu em Concórdia em dezembro de 1938, é teólogo, escritor e professor universitário, expoente da teologia da Libertação no Brasil e conhecido internacionalmente por sua defesa dos diretos dos pobres e excluídos. Atualmente é professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do estado do Rio de Janeiro.
Auditório
Com capacidade para 90 pessoas, o auditório estará disponível para realização de eventos, mediante agendamento com a administração do local.
Terraço Verde
Uma área verde com gramado e plantas de pequeno porte. O espaço poderá ser utilizado para a prática de leitura dos usuários da biblioteca e demais atividades, principalmente no período da noite, além de conter uma bela vista de Concórdia.
Informações ASCOM/Prefeitura de Concórdia


Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta