Ao vivo Rádio Atual FM
18.8 C
Concórdia

Ciúmes Patológico

Você já viveu uma relação em que foi sofrendo a necessidade de deixar de lado coisas que você gostava de fazer, por imposições sutis do outro, dentro de uma “linguagem de amor” do parceiro(a)?

Por exemplo: aos poucos o parceiro(a) foi pontuando que você não precisa mais se arrumar tanto, que ele(a) gosta de você do jeito que você é, ou que determinado comportamento não é adequado. Não quer mais que você vá a academia, ou ande com aquele(a) amigo(a) por que na visão dele(a) não é uma boa companhia. Começa a dizer que você não precisa fazer coisas para seu autodesenvolvimento.

O mais comum nessas relações existe na figura do homem, mas existem também muitas mulheres com ciúmes patológico, porém a forma como cada um expressa sua insegurança extrema é diferente.

Existem dois tipos de personalidades que podem desenvolver o ciúmes patológico, uma é totalmente emocional, passional, simbiótica, ou seja, sua frase clássica é: você é minha vida! E sim, ela literalmente só existe com a presença do parceiro(a). Sufoca o outro na relação pela sua necessidade de existir pelo outro. Situações extremas que podem levar este tipo de relação, quando o parceiro tenta colocar um basta, muitos crimes passionais com sequência de suicídio acontecem por este tipo de patologia.

A outra personalidade é oposta, tem tanta frieza, que o outro passa a ser um objeto de posse. O controle é altamente tóxico, a ponto de levar o parceiro(a) a uma total anulação de si próprio pela forma como o ciumento desestrutura e destrói sua autoestima. Esta personalidade cerca o outro com doses homeopáticas de desqualificação e desvalorização. Ele trata o outro como um objeto, não existe amor, existe posse, apego. Gosta do outro tanto quanto de seus objetos de maior estima.

Não é simples identificar estes perfis, pois geralmente se mostram a medida que a intimidade vai aumentando na relação. Mas sempre deixam pequenos sinais que podem ser identificados. É preciso estar atento a estes sinais para evitar entrar em uma relação com este tipo de personalidade. Um pequeno comentário sobre a roupa que você está saindo, ou sobre a amiga que talvez não lhe parece uma boa companhia, ou mesmo que você não precisa se arrumar pois gosta do simples… vai mostrando sutilmente um controle sobre o outro. A medida que o parceiro(a) for cedendo, o ciumento vai tendo domínio.

Fique ligado(a)!!!

Pense e decida o que e quem você quer para sua vida.

Amém, Aleluia, Saravá, Namastê!!!

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta