Ao vivo Rádio Atual FM
9.7 C
Concórdia

Expo Concórdia fará a neutralização de toda a emissão de carbono do evento

Concórdia – Concórdia pode ser o primeiro município a fazer eventos 100% públicos com neutralização total da emissão de CO² (Carbono), que é um gás altamente poluente e que causa o efeito estufa.

Esta afirmação é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Vinicius Furlanetto, que também é coordenador do setor de Inovação e Tecnologia da Informação da Expo, que fala sobre a iniciativa sustentável e que, por meio de pesquisas, não encontrou nenhum outro evento totalmente público com esse viés ambiental.

A ação na Expo será desenvolvida pela empresa Carbono Seis (seis é o número que o elemento carbono ocupa na tabela periódica, por isso do nome), que é uma startup que foi incubada no Centro de Inovação de Concórdia. A empresa faz o levantamento de tudo o que acontece no evento, desde a limpeza, montagem e desmontagem, deslocamento, hospedagem e alimentação de todas as pessoas envolvidas, para fazer o cálculo da emissão do gás.

A Carbono Seis já fez o levantamento da emissão de carbono da Fenal – Festa Nacional do Leitão Assado, que ocorreu no mês de julho, e concluiu que foram 56,836 toneladas de CO², sendo necessário o plantio de 1452 mudas de árvores nativas para fazer a neutralização.

Para a Expo Concórdia, a Carbono Seis já fez uma estimativa de que serão, pelo menos, 5 mil mudas de árvores, já que a emissão será de, no mínimo, 700 toneladas de carbono. Assim que o evento acabar, todo o cálculo será feito para concluir os números e certificar a feira com o selo Carbono Seis. Além da análise de emissão, será feito o levantamento do consumo de energia, transporte e resíduos gerados, que são dados relevantes sobre o evento. (Ascom Prefeitura)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta