Ao vivo Rádio Atual FM
8.4 C
Concórdia

Negado credenciamento em oncologia para Concórdia, mas poderá ter serviços cardiológicos

Concórdia –  Após receber diversos pareceres indefinidos sobre a possibilidade de credenciamento da Oncologia e da Hemodinâmica no Sistema Único de Saúde (SUS), uma notícia revelada nesta segunda-feira (25) pelo vereador Anderson Guzzatto (PR) traz novamente esperanças pela ampliação da oferta na saúde concordiense.
Guzzatto apresentou durante a sessão os pareceres que recebeu do Governo do Estado sobre ambos os assuntos. O mais otimista está ligado à Hemodinâmica, serviço cardiológico, que tem chances de ser credenciado ao SUS, pois há previsão de que uma instituição de saúde da região será beneficiada e o Hospital São Francisco já está na disputa, inclusive possui equipamentos e estrutura para tal demanda.
Diante de informações ventiladas anteriormente, de que o credenciamento solicitado na região ficaria para o Hospital Maicé, em Caçador, o vereador revela que, conforme resposta do Estado: “O Hospital Maicé, de Caçador, até o presente momento não encaminhou solicitação para habilitação do serviço de cardiologia”. O contrário ocorreria com Concórdia, que já formalizou a situação.
O vereador critica um suposto “jogo político” que estaria envolto nas respostas sobre o serviço, já que elas chegaram sem direções concretas, até o momento. “Olha o que foi falado em tanto tempo. Todas as respostas tiveram participações políticas, seja lá qual o interesse”, dispara.
Ainda de acordo com Guzzatto, o documento do Estado sugere que a situação seja reavaliada por comissões e entidades da macrorregião do Meio-Oeste e Serra Catarinense, para definição de qual serviço será credenciado.
ONCOLOGIA
Se as notícias são boas quando falamos da hemodinâmica, o contrário acontece com o credenciamento do serviço de oncologia no SUS. Conforme Guzzatto, a resposta do Estado é clara e cita que “com os parâmetros atuais, não cabe mais um serviço de oncologia na macrorregião, enquanto os outros municípios conseguirem suprir a demanda dos pacientes”. (Ascom Câmara de Vereadores) 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta