Ao vivo Rádio Atual FM
22.3 C
Concórdia

Perícia aponta que incêndio na Rafitec começou em máquina recuperadora de solvente

Xaxim – O Corpo de Bombeiros de Xaxim concluiu as investigações sobre as causas do incêndio que atingiu a empresa Rafitec no início de setembro.
O tenente Éros Alfredo Jahn Filho, responsável por conduzir o trabalho de perícia, falou sobre o resultado da investigação ao lado do comandante da corporação, tenente-coronel Marco Antônio Eidt. 
“Os indícios indicam que a zona de origem, o setor onde iniciou o incêndio, foi no setor de impressão, e o foco inicial, o equipamento que originou o sinistro, foi a máquina recuperadora de solvente. A hipótese principal é que tenha ocorrido vazamento de solvente dessa máquina, o que incendiou-se ao atingir algum arco elétrico da impressora. A partir disso, as chamas rapidamente atingiram outros produtos inflamáveis, e o incêndio propagou-se pelas instalações da fábrica”.
De acordo com o tenente-coronel Marco Antônio Eidt, a empresa estava regular, com todos os sistemas preventivos orientados pelo Corpo de Bombeiros. “Tanto é que todas as pessoas puderam ser evacuadas com segurança, com o mínimo possível de feridos”, disse.
O trabalho de perícia foi iniciado ainda no dia 3 de setembro, com a coleta de várias informações com base no que sobrou da estrutura e busca por vestígios nas instalações da empresa, além da coleta de depoimentos de funcionários.
Incêndio de grandes proporções
As equipes gastaram cerca de 1 milhão de litros de água para conter o fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a empresa informou que havia cerca de 250 pessoas na unidade no momento em que as chamas começaram, mas todos os funcionários saíram a tempo. Ainda segundo as equipes de resgate, sete pessoas precisaram de atendimento médico por causa de queimaduras e intoxicação.
De forma concomitante, de 20 a 30 bombeiros trabalharam no combate ao incêndio durante 19 horas até que as chamas fossem contidas, mas a operação toda envolveu cerca de 70 bombeiros de vários municípios da região, em caráter de revezamento, além de oito caminhões e veículos de apoio. A parte da empresa afetada pelo incêndio tinha cerca de 13 mil metros quadrados.(Oeste Mais)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta