Ao vivo Rádio Atual FM
27.4 C
Concórdia

Pezinhos descalços – Principais benefícios

Seja pela possibilidade de se machucarem ou por medo de ficarem doentes, as famílias evitam deixar as crianças andando com os pezinhos descalços. Nós compreendemos o excesso de zelo, mamãe! Mas temos uma boa notícia: deixar o bebê andar descalço faz muito bem para a saúde do pequeno! 
Conheça os 5 benefícios em deixar o bebê andar descalço:
Desenvolvimento sensorial
Os bebês têm mais sensibilidade nos pés do que nas mãos até completar nove meses de idade. Por isso, se os pés estiverem calçados, menores serão as suas impressões sensoriais.
O contato direto com o solo ajuda a obter informações do mundo exterior e os pézinhos permitem que a criança receba estímulos importantes para o desenvolvimento sensorial e reconheça o ambiente a sua volta.

Melhor desenvolvimento psicomotor
Deixar o bebê andar descalço permite o reconhecimento de sensações relacionadas a temperaturas e texturas, que favorecem o desenvolvimento psicomotor! Assim o bebê se torna mais consciente de onde está pisando e se sente mais seguro.
Superfícies como areia, água, grama, folhas secas ou tapetes são perfeitos para estimular os sentidos e ajudá-lo a melhorar sua propriocepção (consciência do corpo no espaço).
Melhor equilíbrio
Andar descalço ajuda a formar o arco plantar! O fato do bebê andar descalço com a sola do pé em contato direto com o chão ajuda a ter uma maior consciência de cada etapa.
Dessa maneira, ele tem mais recursos para organizar seus padrões de movimento e permanecer em equilíbrio. Assim, o bebê vai ganhando mais confiança para caminhar!

Maior conhecimento do corpo
Sem sapatos, quando leva os pés até as mãos e realiza outros movimentos, o bebê conhece e experimenta melhor os limites do seu corpo. Essa descoberta também influencia seu desenvolvimento cognitivo.

Melhor posição das articulações e músculos mais fortes
Ao andar descalça, a criança entra em contato com superfícies irregulares, estimulando seus reflexos automáticos, que lhe permitirão manter uma boa postura. Isso, consequentemente, estimula a musculatura dos pés, pernas e das canelas, a orientação visuoespacial, o equilíbrio e a coordenação.
 
Fonte: Blog Grão de Gente

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta