Ao vivo Rádio Atual FM
18.5 C
Concórdia

Por que os bebês arrotam depois de mamar – Entenda

Muitas mamães e papais ainda não sabem quanto tempo esperar pelo arroto do bebê e qual a importância desse gesto. Os recém nascidos nos trazem diversos ensinamentos, inclusive sobre assuntos bem específicos, como por quanto tempo esperar pelo arroto do bebê.
Fazer os pequenos arrotar é muito importante, e em alguns casos, um gesto imprescindível.
Quando os recém nascidos mamam e choram, eles engolem ar que pode gerar bastante desconforto para os nenéns.
Se esse ar não for expelido por meio dos arrotos, ele fica na barriguinha do bebê e pode gerar gases e as temidas cólicas.
Por que os bebês arrotam depois de mamar?
Como dito na introdução do texto, ao se alimentarem, os bebês acabam ingerindo ar junto com o leite. O resultado: ar acumulado na barriguinha do pequeno.
Dessa forma surgem os arrotos dos pequeninos. Para expelir o ar, o corpo do bebê provoca o arroto, que muitas vezes vem acompanhado de pequenas quantidades de leite.
Geralmente, as regurgitações junto ao arroto ocorrem graças à imaturidade do sistema digestivo dos pequenos. Assim, ao arrotar a criança retorna o leite ainda presente no seu esôfago.
Portanto, não se assuste, e principalmente não se irrite, ao detectar a presença do líquido nesse momento.
A importância do arroto para os bebês
Caso o ar ingerido fique acumulado no estômago do bebê, ele pode se transformar em gases.
Além disso, ele também pode provocar cólicas, principal causa de incômodos e choro dos pequenos.
Outro ponto de atenção é sobre o arroto do bebê antes de dormir. Caso ele durma antes de ter expelido o ar, é possível que ele arrote durante o soninho. Ou seja, devido à sua posição no berço, ele pode regurgitar e acabar ficando asfixiado por causa do refluxo.

Quanto tempo esperar pelo arroto do bebê?
De acordo com o pediatra Paulo Borchert, vai depender da quantidade de ar que o bebê engole durante as mamadas. Da mesma forma, vale dizer, não é em toda mamada que o bebê vai arrotar, depende da quantidade de ar ingerido.
Como fazer o bebê arrotar?
Inicialmente, a melhor posição para fazer o bebê arrotar é segurá-lo na vertical com a barriguinha aconchegada ao seu corpo. Além disso, deixe a cabecinha do bebê em pé, na posição ereta.
Em seguida dê alguns tapinhas bem suaves nas costas do pequenino para facilitar que ele arrote.

Refluxo em bebês
O refluxo é identificado pelo retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e outras áreas como a boca, por exemplo. Em geral, o refluxo em bebê manifesta-se através das golfadas após as mamadas e não causa maiores problemas à criança. No entanto, se o refluxo for exagerado e tiver relacionado a um quadro patológico, pode vir acompanhado dos seguintes sintomas:
• Irritabilidade;
• Golfadas em excesso;
• Sono agitado;
• Dificuldade ou recusa para mamar;
• Tosse seca;
• Engasgo;
• Choro frequente.
Assim, ao perceber algum desses sintomas no bebê, não hesite em procurar um pediatra para realizar o diagnóstico correto.
Em sua maioria, o refluxo nos pequenos vai diminuindo progressivamente, a medida que o sistema digestivo do bebê evolui. Apesar de demorar alguns meses, é sempre importante lembrar que cada passo é um marco do crescimento do seu eterno bebê.
Lembre-se de aproveitar cada momento, pois eles crescem mais rápido do que gostaríamos!
 
Fonte: Melpoejo 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta