Ao vivo Rádio Atual FM
10.9 C
Concórdia

Preocupação com a falta de chuva e redução do nível de água em rios de Concórdia

SC – As três primeiras semanas do inverno foram marcadas pelo baixo índice pluviométrico em Santa Catarina. Apesar de comemorados, os dias ensolarados têm um preço: nove rios catarinenses estão em estado de emergência ou alerta por conta da estiagem. Orleans, Forquilhinha, Concórdia, Chapadão do Lageado, Guaraciaba, Rio Negrinho, Passos Maia, São Martinho e Canoinhas são as cidades atingidas, conforme o aviso hidrológico emitido pela Epagri Ciram na manhã desta sexta-feira, 14.
São cinco rios em situação de emergência — dois deles em medição negativa, inclusive, que indica nível abaixo da estaca fixada na margem (“régua seca”, conforme os especialistas) — e outros quatro em alerta. Oito deles, no momento, estão em condição estável. Somente a medição na estação da Casan em Canoinhas é que continua em queda.
A perspectiva, no entanto, é negativa, já que não há previsão de chuva significativa para o Estado nos próximos dias. Segundo o hidrologista da Epagri, Guilherme Xavier de Miranda Júnior, a situação já impacta no abastecimento e na indústria de algumas localidades, como em São Martinho, Tijucas e Coronel Passos Maia.
A Epagri Ciram continuará emitindo dois avisos hidrológicos por dia acerca da situação — um pela manhã e outro pela tarde. (Informações Diário Catarinense)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta