Ao vivo Rádio Atual FM
20.8 C
Concórdia

Roger Machado irá receber Medalha Zumbi dos Palmares por engajamento contra o racismo

A identificação do treinador Roger Machado com o Bahia foi imediata e o comandante vem ganhando cada vez mais respeito dentro e fora de campo. Desta vez, Roger foi escolhido pelos vereadores de Salvador para receber o título de cidadão soteropolitano. O técnico ainda irá receber a Medalha Zumbi dos Palmares.
Tal homenagem é concedida às pessoas ou entidades que se engajam no combate ao racismo e intolerância religiosa. Os prêmios serão recebidos em sessões solenes  na Câmara Municipal de Salvador. As datas ainda não foram definidas.
O discurso de Roger no dia 12 de outubro ganhou grande repercussão após a partida contra o Fluminense, no Maracanã. O treinador participou de uma campanha contra o racismo e analisou o tema na coletiva depois do jogo.
“A gente precisa falar sobre isso. Precisamos sair da fase da negação. Nós negamos. “Ah, não fala sobre isso”. Porque não existe racismo no Brasil em cima do mito da democracia racial. Negar e silenciar é confirmar o racismo. Minha posição como negro na elite do futebol, é para confirmar isso. O maior preconceito que eu senti não foi de injúria. Eu sinto que há racismo quando eu vou no restaurante e só tem eu de negro. Na faculdade que eu fiz, só tinha eu de negro. Isso é a prova para mim. Mas, mesmo assim, rapidamente, quando a gente fala isso, ainda tentam dizer: “Não há racismo, está vendo? Vocês estão aqui”. Não, eu sou a prova de que há racismo porque eu estou aqui”, falou Roger na ocasião.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta