Ao vivo Rádio Atual FM
25.9 C
Concórdia

Saúde vai fortalecer ações de combate ao mosquito da dengue

Arabutã – A Secretaria Municipal de Saúde de Arabutã vai intensificar a partir da próxima semana as orientações relacionadas ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Lairton Bueno, será possível também envolver alunos e professores nesse processo importante de saúde pública que afeta todo o Brasil.
O trabalho de combate ao mosquito ocorre em Arabutã através das duas agentes de endemia e também com apoio das 10 agentes de saúde. “Estamos visitando as residências e orientando a população para evitar a manutenção dos criadouros”, revela. Por enquanto, nenhum caso suspeito foi registrado em Arabutã.
“A partir do retorno das aulas será possível fortalecer ainda mais a proposta para controlar a dengue, chikungunya e zica vírus. Estamos trabalhando pra isso e visitando os moradores e orientando sobre a situação grave que envolve o caso”, reitera.
Bueno afirma que a partir da próxima semana o trabalho será focado nas escolas visando à qualificação de alunos e professores para que atuem como multiplicadores. Eles poderão ajudar repassando informações para famílias e amigos. “Queremos atingir o maior número de pessoas para que a dengue não chegue a Arabutã e a nossa população possa ficar tranquila”.
Nesse período mais crítico, Bueno enfatiza que a comunidade necessariamente precisa ficar atenta aos criadouros. Os mosquitos podem utilizar qualquer recipiente com pequena quantia de água para se reproduzir. Por isso, qualquer água acumulada precisa ser evitada pela população. Em caso de suspeita o paciente deve ser levado para um posto de saúde para atendimento.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta