Ao vivo Rádio Atual FM
18.4 C
Concórdia

Sim, concordo, Lula não é nem um pouco inteligente. Se fosse, faria um acordo de delação também

joão santanaLula não é um estrategista. O problema do ex-presidente é seu deslumbramento pelo poder e o troco que pretende dar a Sérgio Moro caso volte à presidência da República. Devia esquecer tudo isso, deixar o pepino para os novos ladrões da Nação, mandar a eleição pras cucuias e curtir, como todo mundo, a doce far niente vida de delator.
Claro que sim. Se os outros puderam, Lula também pode. E já que o juiz Moro e o Ministério Público têm plena convicção e praticamente já anteciparam o julgamento, eu, no lugar de Lula, não pensaria duas vezes. Admitia a propriedade do tríplex, agarrava com as duas mãos o sitiozinho de Atibaia e, como condição, já negociava ali mesmo, com o aval do próprio juiz, o lavramento das escrituras dos imóveis.
Se há um troco a dar ao juiz, não tenho dúvida de que esse é o melhor. Só queria ver a cara do Moro quando Lula chegasse com a proposta. Lula ali, pagando na mesma moeda a dívida para com seus delatores. Todos premiados, com apenas uma parte de sua dinheirama devolvida aos cofres públicos e uma vida, como Lula mesmo diz, de nababo, cujo único castigo de fato é a colocação de uma tornozeleira na canela. De resto, é deitar na beira da piscina, pedir um camarãozinho na brasa e mandar ver na caipirinha com cachaça envelhecida na umburana. Ah, e sem sair de casa, e da beira da piscina, e do lado da churrasqueira pelos próximos dez anos. Eita vida de brasileiro criminoso essa inaugurado pela Ministério Público.
A tal delação virou o sonho de consumo de qualquer sujeito, seja do mal ou do bem. É o prêmio da megasena convertido em aposentadoria nadando na bonança. Tanto que, se tem algo de que me arrependo, é nunca ter cometido nenhum crime para fazer um acordo de delação também. Tivesse esse trunfo na manga, estaria hoje com a vida feita, sem depender dos arroubos do Temer e de suas negociatas com o Congresso nacional.
Mas Lula, tenho certeza, tem motivos e cartas na manga de sobra para entrar de cabeça no negócio da delação. Se não entrar, é bobo, ou, diferente de seus pares, não tem o que devolver para os cofres da Nação. A Odebrecht vai devolver 2 bilhões de dólares, Cerveró negociou em torno de 18 milhões de reais, os sorridentes João Santa e Mônica Moura concordaram com 70 milhões. E Lula?
Bom, Lula, já que a Justiça não admite sua desvinculação do sítio e do tríplex de jeito nenhum, pode entregar o apartamento de São Bernardo. Vai lá, Sérgio Moro, é pegar ou largar!
P.S. Na foto, a casinha no litoral da Bahia onde os marqueteiros João Santana e Mônica Moura vão cumprir a pena pelos próximos quatro anos. É mole ou quer mais?

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta