Ao vivo Rádio Atual FM
11.7 C
Concórdia

União Européia ameça novamente banir carne brasileira após operação Carne Fraca

SC – A União Europeia (UE), um dos maiores mercados para a carne brasileira, indicou que pode banir as importações do país. Em carta enviada ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a Comissão Europeia, braço executivo do bloco, afirmou que o Brasil não tem feito nada para retomar a confiança depois da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em março. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
No comunicado, o comissário de saúde e segurança alimentar da UE, Vytenis Andriukaitis, avalia que o bloco europeu “duvida da credibilidade dos sistemas de controle sanitário” e que “os recentes escândalos enfraquecem a confiança na capacidade das autoridades brasileiras”.
Membros da diretoria geral de saúde da comissão realizaram, entre 2 e 12 de maio, auditoria em frigoríficos brasileiros. O grupo teria identificado “deficiências críticas na maior parte dos setores inspecionados, muitas das quais de natureza grave”.
A Folha afirmou ter procurado o Ministério da Agricultura, mas não recebeu resposta até a publicação da reportagem.
Deflagrada em 17 de março, a Carne Fraca apurou o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos. (Diário Catarinense)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta