Ao vivo Rádio Atual FM
11.2 C
Concórdia

Vereadores pedem solução para o recolhimento de animais mortos no interior

Concórdia – Com números que justificam as posições ocupadas pela agricultura e pelo agronegócio concordiense, como a maior bacia leiteira do estado e a grande produção de suínos e aves, o vereador Edno Gonçalves (PDT) pediu uma solução para o recolhimento de animais mortos nas propriedades rurais de Concórdia e região.

“Na região da AMAUC são em média 900 toneladas por mês de animais que precisam ser recolhidos. Isto é uma questão também de sanidade animal”, argumentou o vereador.

Conforme ele, o trabalho de recolhimento era feito por uma empresa que utilizava os animais como sub-produto para produção de ração. No entanto, a prática desta transformação foi proibida e as industrias perderam o interesse na ação, já que só poderiam utilizar esta matéria-prima para produzir biodiesel ou fertilizantes.
Para o vereador seria importante uma parceria com o agroindústria para o destino dos animais, já que apesar de existir o sistema de compostagem, ele se tornaria inviável diante da quantidade de animais a serem descartados nas propriedades.
Evandro Pegoraro (PT) destacou que uma audiência pública discutiu o assunto na Câmara em anos anteriores, que legislações e projetos pilotos foram criados. No entanto, conforme sugestão dele, seria importante um encontro técnico para se buscar alternativas práticas para quem sustenta a economia do município. A sugestão é que seja realizada uma reunião por meio da Comissão de Agricultura da Câmara.
O presidente Artêmio Ortigara (PR) concordou com a reunião e pediu para o futuro encontro aborde questões da legislação que permitam na prática, atender a demanda dos agricultores.

Sem uma solução sobre a destinação correta muitos agricultores acabam enterrando os animais na propriedade rural
Sem uma solução sobre a destinação correta muitos agricultores acabam enterrando os animais na propriedade rural

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta