Ao vivo Rádio Atual FM
19.1 C
Concórdia

Concórdia é retirada do plano de expansão para tratamento do câncer

Concórdia – Nesta semana, o secretário municipal de Saúde, Alessandro Vernize, foi surpreendido com a informação de que Concórdia foi retirada do Plano de Ação da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Câncer em Santa Catarina, onde o Município era comtemplado, através do Hospital São Francisco, como um prestador de serviço que compõe a rede de apoio de cirurgia oncológica vinculada ao Hospital Santa Terezinha de Joaçaba e, futuramente com a possibilidade de implantação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).
A inclusão de Concórdia já havia sido aprovada por unanimidade na Câmara Técnica de Gestão do Plano de Ação e também aprovada na apresentação aos gestores da reunião da Comissão Intergestores da Bipartite (CIB). Sem nenhuma justificativa por parte da Secretaria de Estado da Saúde, na Deliberação 015/CIB/2016, documento que formaliza os assuntos aprovados na CIB, para encaminhar ao Ministério da Saúde, o Município de Concórdia não consta mais com a possibilidade de implantação da UNACON.
Vernize explica que foi uma grande e triste surpresa saber dessa decisão e fará tudo o que estiver ao alcance para reverter essa situação, uma vez que o Plano de Ação é feito a cada 10 anos. “Estamos articulando com as lideranças municipais e estaduais um encontro com o secretário da Saúde, João Paulo Kleinubing, para buscar explicações e também solicitar a reinclusão de Concórdia no Plano. Sabemos que é a implantação não é imediata, mas queremos ter a garantia que a nossa cidade será atendida com a unidade de tratamento oncológico, o que irá beneficiar pacientes de toda região da Amauc”, afirma Vernize. Informações ASCOM/Prefeitura de Concórdia

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta