Ao vivo Rádio Atual FM
28.8 C
Concórdia

PLANTÃO CORONAVÍRUS: Acompanhe em tempo real as últimas informações do Brasil e do mundo

A rede Prevent Senior diz ter registrado nesta quinta-feira (19) a quinta morte pelo coronavírus em São Paulo. A operadora de saúde não informou em qual hospital ocorreu a morte. Até a última atualização desta reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde não havia confirmado essa informação. A operadora não revelou mais informações sobre o perfil do paciente, mas informou que 33 pacientes estão na UTI, sendo que 12 tiveram exames confirmados para a doença Covid-19. Os outros 21 aguardavam o resultado do exame até a última atualização desta reportagem.

Santa Catarina tem 20 casos confirmados de pessoas com Covid-19, informou a Secretaria de Saúde de Santa Catarina na manhã desta quinta-feira (19). Dois dos pacientes estão internados em unidade de saúde. Outras 346 casos estão em investigação no estado catarinense. O Ministério da Saúde ainda não atualizou os números do estado e mantém 10 casos confirmados.
A entrada terrestre ao Brasil pelas fronteiras da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname está suspensa por 15 dias. A decisão vem de uma portaria assinada nesta quinta-feira (19) pelos ministros Sérgio Moro (Justiça), Braga Neto (Cassa Civil) e Luiz Mandetta (Saúde). A pena aos que descumprirem a norma é de deportação.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 11h05 desta quinta-feira (18), 533 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 20 estados e no Distrito Federal. A primeira morte do Rio de Janeiro foi confirmada nesta quinta-feira pela secretaria de Saúde. No balanço das secretarias de Saúde não está contabilizado o idoso morto em Niterói (RJ) que teve exame positivo para coronavírus. O município ainda aguarda contraprova do caso. Em São Paulo, foram registradas quatro mortes até quarta-feira (17) pelo governo estadual. Nesta quinta-feira, a secretaria de Saúde de Alagoas atualizou o número de 1 para 4 casos. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quarta-feira, contabiliza 428 infectados.
O Governo do Estado atualiza a situação da epidemia de coronavírus em SC ao vivo, em coletiva de imprensa na quinta-feira (19). Ao todo, são 20 casos confirmados de coronavírus no Estado. Participam da coletiva o Secretário de Saúde, Helton Zeferino e o Comandante-Coronel Polícia Militar, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.
NOTA DA PM
Em razão do decreto Estadual 509 de 17 de março de 2020, a Polícia Militar foi designada para a fiscalização das medidas impostas pelo governo do Estado, assim, essa fiscalização foi regulada pelo Comando Geral da Polícia Militar, para que haja uma uniformização das ações em todo o Estado. Diante disso, estamos a frente nesse primeiro momento executando as medidas previstas, que são:

 Caso a guarnição constate algum estabelecimento aberto, e este não se enquadre nós serviços essenciais descritos pelo decreto, será emitido um Termo de irregularidade administrativa, e será dado ordem para fechar. Em caso da guarnição retornar a este local e o estabelecimento continuar aberto e atendendo, será feita a interdição cautelar deste estabelecimento, e será lacrado o acesso, enquanto perdurar os efeitos do decreto, e se mesmo assim, em nova verificação tal estabelecimento estiver novamente aberto, então será feito um termo Circunstanciado pelos crimes de Desobediência e Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, artigos 330 e 268 do Código Penal, e o estabelecimento será lacrado novamente. Vivemos um momento delicado, eventuais descumprimentos do decreto podem ser analisados, todos os casos seguem canal de comando para consulta da viabilidade.


Um estudo publicado na terça-feira (17) na revista científica “New England Journal of Medicine” afirma que o coronavírus responsável pela doença Covid-19 consegue sobreviver até 3 dias em algumas superfícies, como plástico ou aço. O estudo foi realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton. O trabalho avalia a resistência do vírus em cinco materiais diferentes, e mostra que o novo coronavírus fica “mais estável” em plástico e aço inoxidável, que são materiais bastante utilizados no dia a dia da população. Veja o tempo de sobrevivência do novo coronavírus em cada material, de acordo com este estudo.

  • Aço inoxidável: 72 horas
  • Plástico: 72 horas
  • Papelão: 24 horas
  • Cobre: 4 horas
  • Aerossolizada/ Poeiras: 40 minutos a 2:30 horas

Haverá fiscalização das medidas de restrição?

 Sim. A Polícia Militar, a Polícia Civil e as demais forças de segurança estão de prontidão para fazer valer o decreto publicado pelo governador Carlos Moisés. No caso dos transportes, as equipes da Aresc farão a fiscalização. É possível fazer denúncias pelos telefones 190 (Polícia Militar) ou no 181 para denúncias em caso de irregularidades em estabelecimentos ou preços abusivos.  A polícia atua na orientação da população e estabelecimentos nesta quarta-feira. 

Como fica a situação dos aplicativos e estabelecimentos com delivery, no sistema de entrega em casa?

 Os estabelecimentos do ramo alimentício que realizam entregas podem seguir atuando com o sistema de delivery. Não há impeditivo para eles. Os demais estão suspensos. Vale ressaltar que as medidas tomadas pelo governo são para evitar o convívio social. Por uma questão de bom senso, recomenda-se que essas empresas trabalhem com o menor número possível de funcionários para evitar a circulação de pessoas.


Motoristas de aplicativo podem seguir trabalhando?

 Sim, os transportes por aplicativo e táxis seguem normalmente.

Bancos estarão fechados?

Sim. Operações bancárias devem ser feitas apenas por meio de caixas eletrônicos e do internet banking.

Os Correios irão funcionar?

 As agências de atendimento dos Correios devem ficar fechadas. Sobre a distribuição, ainda há deliberação.

Os transportes coletivos estão suspensos?

 Sim, por um período de sete dias. As linhas municipais, intermunicipais e interestaduais deixam de circular. No caso de linhas que conectam Rio Grande do Sul com o Paraná e passam por Santa Catarina, por exemplo, elas podem circular, mas não podem pegar ou deixar passageiros em território catarinense. As medidas estão sendo adotadas de maneira gradativa e a partir do primeiro minuto de quinta-feira já não sairão mais linhas dos terminais urbanos e rodoviários. O cumprimento das medidas será fiscalizado pela Agência Regulado (Aresc) e Policia Militar Rodoviária.


O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) de Concórdia instaurou nas últimas horas um Inquérito Civil para apurar e combater aumentos abusivos de preços em razão da pandemia de COVID-19, doença causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2).  Após aportarem informações dando conta que estabelecimentos comerciais teriam aumentado o preço de produtos voltados à prevenção e ao combate contra o coronavírus, especialmente álcool em gel, sem qualquer fundamento, tornou-se necessária a instauração do procedimento para apuração dos fatos e punição dos responsáveis.
A China anunciou hoje que não registrou novas infeções locais pela primeira vez desde o início da epidemia, mas as autoridades notificaram 34 casos importados. O número de pessoas infectadas procedentes de outros países é também um recorde diário, indicou o Ministério da Saúde chinês. A maioria dos casos foi identificada em chineses que regressaram de países particularmente atingidos pelo Covid-19.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 21h20 desta quarta-feira (18), 529 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 20 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a 4ª morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada nesta quarta pelo governo estadual. Paraíba registrou o primeiro caso confirmado de infecção pelo vírus e, na região Norte, o Pará registrou um caso confirmado pela primeira vez. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quarta-feira, contabiliza 428 infectados.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) o projeto do governo que decreta estado de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus. Com a aprovação, o texto segue para votação do Senado. A análise do tema, contudo, ainda não foi marcada, mas o mais provável é que seja remota, sem a presença dos senadores em plenário. Só depois de aprovado nas duas casas legislativas é que o decreto, com vigência até o fim do ano, estará em vigor.
 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta