Ao vivo Rádio Atual FM
14.8 C
Concórdia

Você sabia que as crianças começam mentir aos 2 anos?

Quem nunca contou uma mentirinha que atire a primeira pedra! Seja para preservar sua intimidade, para evitar um constrangimento ou até para ser educado, todo mundo mente em algum momento da vida. E esse fenômeno começa a acontecer cedo! Afinal de contas, por que as crianças mentem?
Normalmente, as crianças começam a mentir por volta dos 2 anos de idade. Mesmo quando ainda não falam, é possível perceber que elas já mentem quando apontam para objetos ou para outras pessoas.
Para que serve uma mentira?
Assim como os adultos, as crianças mentem para não decepcionar alguém querido, para conquistar algo que desejam, para fugir de responsabilidades, chamar a atenção dos pais, impressionar alguém ou para evitar um castigo.
No caso de crianças muito pequenas, a mentira também pode representar certa confusão entre realidade e imaginação, aparecendo como resposta a algo que elas não entenderam ou interpretaram errado. Por isso, antes de qualquer coisa, é importante estar atento para ter certeza de que a mentira foi intencional, com o intuito de obter algum ganho pessoal.
Além disso, as mentiras podem ser formas de esconder angústias e frustrações. Ou podem ser até mesmo reproduções do comportamento dos adultos, uma vez que somos nós os modelos – enquanto crianças tendem a copiar aquilo que aprendem e observam.

Pais e mães, vocês são o exemplo!
Os pais e as mães têm um papel muito importante na hora de demonstrar honestidade. São eles que têm a maior influência quando se trata de instalar um compromisso com a verdade e devem ensinar às crianças desde cedo sobre a importância de ser honesto.
É importante deixar claro que mentiras não podem ser usadas como recurso para se livrar de alguma situação e que mentir não pode ser uma saída conveniente em certas ocasiões.
E como lidar com as mentiras?
Dê o exemplo
Pais e mães não devem esquecer que as crianças observam tudo aquilo que os adultos fazem e, normalmente, agem de forma semelhante. Então muito cuidado! Não vale dizer às crianças que é errado mentir e, ao mesmo tempo fingir que está ocupado para não ter que atender uma ligação indesejada ao telefone.
Mantenha a calma
A criança pode se sentir mais insegura e amedrontada se perceber que os adultos responsáveis estão nervosos. Com esse clima, ela certamente terá mais dificuldades para assumir o erro.
Não crie armadilhas para contradizer a criança
Se perceber que seu filho ou filha está mentindo, fale abertamente sobre o assunto. Por exemplo: se os pais sabem que a criança não fez a tarefa da escola, em vez de perguntar:

“Você fez a lição de casa?”, podem dizer: “Vi que você não fez a lição de casa. O que aconteceu?”.

Explique as consequências de não falar a verdade
A criança precisa entender que ao contar uma mentira pode quebrar a confiança que os outros têm nela.
Esteja preparado para ouvir verdades nem sempre boas ou diferentes daquelas que você gostaria
Afinal, a criança precisa se sentir segura para falar a verdade.
Não dê punições
A criança pode chegar à conclusão de que uma mentira vale a pena, desde que ela suporte o castigo. Algumas podem inclusive começar a pensar em formas mais elaboradas de mentir, para evitar serem descobertas.
Dê à criança a oportunidade de corrigir o erro
A possibilidade de reparar um dano normalmente é muito mais eficiente do que um castigo e certamente vai contribuir de maneira positiva para o amadurecimento emocional da criança.
Ajude a criança a pensar em outras possibilidades em vez de mentir
Pais e mães podem auxiliar os pequenos e as pequenas a resolverem seus conflitos buscando sempre soluções verdadeiras juntos.
Não chame a criança de mentirosa e nem chame a atenção na frente dos colegas ou de outros adultos

Cuidado para não invadir a intimidade da criança
Algumas vezes, os pais acusam os filhos de mentirem porque eles não querem falar sobre determinado assunto. Ter segredos é permitido e a privacidade deve ser respeitada. O mais importante é que os adultos se mostrem disponíveis e acolhedores. Dessa forma, quando as crianças se sentirem prontas, poderão falar sobre esses assuntos se assim desejarem.
 
Fonte: Blog da Leiturinha

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta