Ao vivo Rádio Atual FM
19 C
Concórdia

Pegoraro defende reforma de sentença que suspendeu a requisição de exames por enfermeiros

Concórdia – Uma decisão Judicial Federal proferida em Brasília, atendendo pedido do Conselho Federal de Medicina (CRM), que suspendeu a requisição de exames por Enfermeiros na Atenção Básica tem provocado reflexos pelo país inteiro, inclusive em Concórdia. O vereador Evandro Pegoraro (PT) levantou a questão na sessão desta segunda-feira, e encaminhou requerimento para que a Advocacia Geral da União recorra da decisão.

“É um prejuízo muito grande para a saúde pública e vai afetar o trabalho nas Estratégias de Saúde da Família. Os enfermeiros têm um papel muito importante dentro desta área preventiva”, argumentou.

pegoraroPegoraro destacou ainda que o trabalho feito pelos enfermeiros estava, até a decisão judicial, regulamentado em portaria do Conselho Federal de Enfermagem (Confem). Para o vereador, nem mesmo entidades como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que desenvolvem papel importante, podem fazer a coleta do exame preventivo do colo de útero, por exemplo, o mesmo vale para os postos de saúde.
“Nós lamentamos esta decisão e esperamos que ela possa ser revertida”, comentou.
Nesta segunda-feira, 16, a Prefeitura de Concórdia também divulgou um comunicado explicando a situação para a comunidade. (ASCOM/Câmara de Vereadores)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta