Ao vivo Rádio Atual FM
15.6 C
Concórdia

SC começa operação de “guerra” para evitar a chegada da Gripe Aviária no Estado

SC – O aumento de casos de gripe aviária no Brasil gera preocupação para Santa Catarina, que mantém receita milionária todos os anos com as exportações de carne de frango.

Governo, entidades, indústrias e produtores prepararam o que foi chamado de “operação de guerra” para evitar que a doença chegue ao território catarinense e prejudique a economia.

— Seria um desastre econômico a gripe aviária entrar nos criatórios de Santa Catarina. Afinal de contas, a gente exporta 70% da nossa produção, e o maior produto de exportação do Estado é a avicultura — disse o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de SC (Faesc), Enori Barbieri.

Atualmente, Santa Catarina responde por 16% da produção nacional de carne de frango, e conta com cerca de 13 mil produtores de aves. Todos eles foram preparados para garantir a máxima segurança das granjas.

Entre as medidas estão a proibição de visitas ao sistema de produção e o cancelamento de exposições, feiras ou eventos com aglomeração de aves. Além disso, caso seja identificada
alguma ave doente ou morta, é recomendado que o animal não seja tocado ou levado para casa e que a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) seja acionada.

— Todo mundo que trabalha com avicultura foi preparado para isso. Há uma operação em conjunto com a defesa civil, com todas as entidades, produtores, indústrias, e também com as cidades. É uma operação de guerra em Santa Catarina […] O momento é de alto risco, mas acredito que a gente supera isso — declarou o vice-presidente da Faesc.

(Informações NSCTotal)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta